sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Ginástica Caótica

O Caos

Primeiro o caos porque nesta cidade de Sydney chove demais, minha gente. É de dar nos nervos.

Veja fotos de exemplo aqui nesta reportagem do Daily Telegraph para ter uma noção, estilo filme Armagedom: Espetacular Tsunami de Nuvens Rola Sobre Sydney (Marco de 2014):


Tempestades em Sydney são comuns
Nesta terca-feira houve um ciclone tropical, ventos de 160km/hora, e chuvas que alagaram meia cidade, com pedras de granizo de 20cm caindo nas montanhas azuis (Blue Mountains). Choveu torrencialmente durante a noite toda até o meio da quarta-feira. Muitos trens pararam por causa de inundações e houve cerca de 1300 chamados de bombeiros para evacuar pessoas de suas residências ou presas em seus carros.

Veja aqui algumas fotos do caos de terça-feira 14/10/2014: As Tormentas dos Infernos na Primavera: Raios, 20cm de Neve e Aeroporto de Sydney e Túnel do Porto Inundados... Cenas Dramáticas de Quando o Tempo Mudou no Estado de Nova Gales do Sul e Causou Caos nos Transportes:


Granizo do tamanho de uma macadâmia nas Montanhas Azuis
E eu achei de sair num dia caótico daqueles para ir à cidade visitar uma amiga. Aliás, esta não é a primeira vez que enfrento um caos quando visito esta amiga, como já contei em outros posts. Peguei o ônibus e quando ele chegou na metade do caminho, o tráfego foi apertando até que, ao chegar na frente da prefeitura, o motorista parou e mandou todo mundo descer. Ora, meu senhor, por quê? Desça já. O que está acontecendo? Última parada, desça!

Que cara mais grosso! Mas isto não é novidade, a maioria dos motoristas são rudes aqui em Sydney, acho que eles vivem muito estressados com este trânsito caótico desta cidade. Eu vinha muito descontraída escutando minhas músicas no meu MP3, me lembro de ter visto qualquer coisa anunciada na rua em letras luminosas, algo assim como um "exercício de emergência" que estavam fazendo no centro, e provavelmente por isso o motorista decidiu que aquela era a última parada do ônibus e todo mundo que se danasse.

A rede caótica de ônibus em Sydney
Resultado, tive que andar a pé por várias quadras até chegar à casa da minha amiga e ainda bem que só chovia pouco nesta hora. Não vi nada, não vi emergência nenhuma, mas vi alguns ônibus de outras linhas circulando com 1 ou 2 pessoas dentro. Mas que raios está acontecendo nesta cidade, minha gente? Ninguém sabia de nada. É assim que você vive nestas cidades de "primeiro mundo", você não vale um vintém. Acontece de tudo e você é a última a saber.

Minha amiga chegou mais tarde, totalmente encharcada de chuva. Começaram as tempestades e decidi que era melhor ir embora, pois estava mesmo perto de um belo temporal. Quando resolvi ir embora, ela quis me deixar em casa de carro e colocou o cachorro na mala da perua, como sempre. Mas vocês não imaginam o que ia acontecer. Quando ela pegou uma auto-pista cheia de viadutos, o trânsito parou de novo e ninguém andava e não tínhamos uma saída para nos livramos mais dali. Não havia ruas para sair, tinha que seguir em frente ou pular da ponte. E lá ficamos nós por muito tempo fazendo nada. 

O cachorro dela está muito velhinho, e começou a se espranaviar com a situação. Daí a pouco ele começou a uivar, e depois a latir bem muito dentro do carro, coisa que não faz nunca. Eu não podia sair para ajeitá-lo lá atrás, então resolvi pular pelos bancos, e fui tentar acalmá-lo, foi quando ele melhorou um pouco, pois comecei a afagá-lo e tranquilizá-lo, dizendo que não tinha perigo, era só uma enxurradazinha, que ia passar logo, “it’ll be okay”!

Foto de Andrew Denny publicada no Daily Mail
Não chegamos a ver enxurrada nenhuma até ali por sorte, acabamos por encontrar uma rua e saímos por ela, mas o cachorro continuava chorando e ela ficou preocupada de voltar com ele sozinho com aquele temporal todo depois que me deixasse. Então retornamos da metade do caminho para a casa dela novamente para deixá-lo pois ele estava muito estressado e ela também. 

Voltamos novamente em direção à minha casa, mas desta vez ela resolveu ir por outro caminho, aonde esbarrávamos com bombeiros desarvorados para todo lado, mas finalmente cheguei em casa sã e salva, foi quando vi na TV o que estava acontecendo. Graças a Deus nada atingiu nosso condomínio, mas houve muitos casos malucos como o vento carregando carros por cima de cercas e jogando eles dentro de canais, de pernas pro ar. Depois de 1 dia inteiro, ainda haviam muitas casas sem energia elétrica.

E o que tem a ver este caos com a ginástica? 

Nada, foram apenas dois assuntos para um post só.

O Gym 

A maldita cera brasileira Brazilian Wax que,
antes de Lula e Dilma, representava o Brazil
no exterior
Lá na ginástica esta semana aconteceu um papo muito exdrúxulo entre algumas mulheres e a treinadora. Eu estava na minha, fazendo meus exercícios calmamente, quando escutei o teor da conversa delas que girava em torno de brasileiras. Ora, eu sou brasileira, mas nem todo mundo alí sabe disso, exceto as treinadoras e a dona.

Elas falavam sobre a Brazilian Wax, que é um processo muito conhecido no mundo inteiro afluente. Antes do Brasil ser colocado na agenda mundial, as únicas coisas que lembravam Brasil no exterior era copa do mundo de futebol, carnaval e Brazilian Wax.

Trata-se de fazer depilação com cera, na parte íntima das mulheres deixando-as lisas como uma jia. A certo ponto resolvi virar pra elas e falar que aquilo não tinha nada de brasileiro, porque as brasileiras mesmo não faziam aquilo. Mas como, o que você está dizendo? Pois é, minhas filhas, eu sou brasileira e mulher brasileira não faz Brazilian Wax, como se conhece aqui fora para este tipo de depilação exclusiva.  Não conheço ninguém na minha familia que é enorme e nem minhas amigas, nenhuma delas jamais fez. No Brasil quem faz isso é p... 


Jia, rã ou perereca
O que? Não me diga. Digo sim, e digo mais, isso deve ter sido moda trazida pelas primeiras p... que emigraram para os Estados Unidos e como não tinham qualificacão pra trabalho, inventaram essa e o povo engoliu. E mais, lá no Brasil as mulheres também não usam este fio dental que as australianas usam, a não ser na praia e olhe lá. Estes fios dentais são muito anti-higiênicos e incomodam muito, e também não é aprovado pelos ginecologistas.

Meu Deus, não sabíamos disso e nem jamais desconfiaríamos se você não nos tivesse dito. 

Passou-se, e num outro dia, lá está outro grupo de mulheres falando sobre Brasil de novo à minha revelia. Fiquei escutando, e desta vez era sobre a b... brasileira. A b... que toda mulher sonha em ter, e que a brasileira tem, o que elas acham que é conseguido por intermédio de exercícios físicos. Bem, fora a genética, os exercícios podem realmente "fazer alguma coisa" pra "levantar" os traseiros da mulherada. Estes exercícios aqui são conhecidos como Brazilian butt (exercícios para bumbum brasileiro) Mundo afora, muitas mulheres só falam nas academias, querem porque querem ter as b... das brasileiras, nem que para isso tenham que fazer cirurgia.

Destes tipos de resultados, as brasileiras fazem apenas o primeiro
da esquerda acima. O último caracteriza o que é conhecido por
perereca, que minhas colegas não conseguem pronunciar:
"piurréwréquia", quá, quá, quá, com as mãos nas barrigas.
A treinadora então tentava ensinar ao mulherio como era fazer os tais exercícios, quando uma tentou um pouco e disse, ah, mas isso é muito pesado e difícil. A treinadora então disse, tem que pegar no pesado, olha aí, vocês não querem ficar iguais a Tatá? Ela é brasileira.

Vergonha eu não tive, mas não deixou de me pegar de surpresa saber que havia alguém por ali observando minha estética física com tanta atencão. A treinadora então explicou pra elas que o que fazia a b... ressaltar era mais a postura "selada" e os exercícios eram para acostumar as mulheres a se postarem assim. Fiquei na minha, pra certas pessoas não vai ter jeito, e é preciso um pouco de genética sim.

A treinadora então passou a implicar com algumas senhoras meio gordinhas dizendo que elas tinham que parar de comer tanto e fazerem mais ginástica. Uma disse que já não era mais tão jovem quando eu virei de lado de mansinho e falei, eu não sou tão jovem assim quando você pensa não. Foi quando ela disse a idade dela e eu disse que era só dois anos mais nova. Ela se escandalizou, o quê? E perguntou como era possível. Eu disse que provavelmente era porque eu fazia ginástica desde criança, quando comecei no balé. Então falou que não ia falar mais nada dali pra frente. 

O que as australianas querem, ficarem
iguais a Cláudia Alende, oncurso anual
Miss Bum Bum, a acontecer no dia
7 de novembro de 2014.
Neste mesmo dia, após nossa aula de fitball, quando foi mais tarde, aparentemente salvou-se uma alma naquele dia. Outra senhora a qual eu conhecia já a bastante tempo mas que só trocava "bons dias" veio pra mim a fim de puxar papo. E danou-se a me fazer perguntas, e eu respondendo. Como é que eu vivia, o que tinha feito, se já tinha trabalhado, como era minha vida na Austrália, onde estavam meus filhos. Depois de ouvir todas as respostas ela me deu um abraco bem forte e disse: você é um exemplo inspiracional. 

Caí do cavalo, mas confesso, ganhei meu dia. É muito bom você saber quando alguém lhe dá valor. Ela disse que o povo costumava tratar mal os imigrantes mas nem sonhavam com o pão que o diabo amassou que eles comiam para viver num país de língua diferente e que não valoriza a experiência que você trouxe de seu país.


Eu disse que, quando mudei de Canberra pra Sydney, me senti um pouco melhor, e quando descobri aquela academia, então melhorou muito, porque é algo que gosto de fazer, e faco todo santo dia. Nem psicologo tenho mais. A academia agora está ficando muito mais sociável, e segundo uma das treinadoras, é por minha causa que procura falar com todo mundo sem distinção dando exemplo para muitas pessoas ali.

Aquela senhora ainda havia dito, você morou em Canberra, com a boca torta? Sim senhora, mas lá eu não tinha nada pra fazer, portanto era um horror. Frequentamos 1 ano de ginástica, eu e meu marido, mas a coisa era tão parada, e tinha-se que pagar até para o treinador dar uma simples instrucão, que quando cumprimos o ano obrigatório contratado, sumimos do mapa para nunca mais voltarmos. Beleza não põe mesa, e aquelas instalacões tão maravilhosas e milionárias não valiam um vintém por não haver pessoas com calor humano e pela mesquinheza deles.

E ainda há quem eleja Canberra como a melhor cidade do mundo pra se viver. Que Deus me livre e guarde.